V ENCONTRO MINEIRO DE COLEÇÕES BIOLÓGICAS

As inscrições encerram-se em -153 dias (19/11/2023)

  • As inscrições encerram-se em -153 dias (19/11/2023)
  • As inscrições encerram-se em -153 dias (19/11/2023)
  • As inscrições encerram-se em -153 dias (19/11/2023)

Apresentação

O V ENCONTRO MINEIRO DE COLEÇÕES BIOLÓGICAS" terá como tema O PAPEL DAS COLEÇÕES BIOLÓGICAS PARA A SOCIEDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.

As coleções biológicas são depositárias de informações de diferentes organismos, as quais contribuem para a proteção, conservação e manutenção da biodiversidade. Em decorrência da importância e do valor estratégico das coleções no conhecimento e desenvolvimento científico de uma nação e da preocupação global pela preservação da biodiversidade, atualmente os acervos são considerados patrimônios inalienáveis do Estado e das instituições as quais abrigam. Esta notoriedade se deve ao fato de que as coleções detêm, além dos dados taxonômicos dos espécimes, informações relacionadas ao ambiente de coleta, possibilitando assim o conhecimento das distintas regiões do planeta. A realização desse evento objetiva primariamente divulgar a importância das coleções biológicas como mantenedoras da biodiversidade, e como ferramentas imprescindíveis à produção de conhecimento e atendimento a serviços para sociedade. Esperamos que o evento seja um momento rico de troca e atualização para os curadores, gestores, estudantes e demais profissionais que atuam junto às coleções biológicas, promovendo assim a defesa das coleções biológicas como patrimônio nacional.


Este evento é organizado pelo Instituto René Rachou/FIOCRUZ-Minas, Museu de Ciências Naturais da PUC Minas e Centro de Coleções Taxonômicas /UFMG.