Portfolios / Portfolio de Projetos COVID-19


Detalhe do projeto

Testes Rápidos Baseados em Detecção de Antígeno para Diagnóstico de COVID-19: Avaliação de Desempenho e Custo-Efetividade

Área de Pesquisa

Avaliação e Economia da Saúde
Pesquisa e Desenvolvimento de Diagnósticos

Resumo

O diagnóstico rápido e preciso é essencial para contenção da pandemia global de COVID-19. Recentemente, diferentes testes rápidos baseados em detecção de antígenos do SARS-CoV-2 foram desenvolvidos e podem contribuir para aumentar a capacidade de testagem da população, fornecendo resultado em menor tempo e com custo reduzido. Foram incluídas nesta validação oito testes com representatividade da diversidade dos testes comercialmente disponíveis no Brasil. Após análise de desempenho clínico, serão estimados os custos diretos pela técnica de microcusteio e, a seguir, realizada análise de custo-efetividade por modelagem usando árvores de decisão. A perspectiva da análise será a do Sistema Único de Saúde (SUS) e o desfecho de interesse “casos diagnosticados corretamente”.

Diferencial

Análises de acurácia diagnóstica em condições reais de uso e em cenários específicos são entendidas hoje como indispensáveis antes de recomendações de uso das estratégias diagnósticas. Esta validação envolveu 162 pacientes adultos com suspeita de COVID-19 e quadro respiratório moderado, avaliados em unidade hospitalar. Além de diferenças significativas entre o desempenho dos diferentes testes e concordância com a RT-PCR, no geral, moderada, identificou-se que a positividade do teste rápido é diretamente relacionada à carga viral da amostra e maior nos primeiros sete dias de sintomas. Estes resultados sustentam a recomendação de uso preferencial dos testes rápidos antigênicos, como alternativa ao teste molecular, em pacientes com suspeita de COVID-19 na primeira semana de sintomas. Estratégia de testagem para COVID-19 por testes rápidos baseados na pesquisa de antígenos se mostrou efetiva para detecção dos casos com mais alta excreção viral, fator diretamente relacionado à infectividade da doença. Os testes rápidos devem contribuir para aumentar o acesso ao diagnóstico da infecção por SARS-CoV-2 no Brasil e têm potencial para gerar impacto na redução da transmissão da doença. Por sua vez, a análise de custo-efetividade, agora em curso, deve complementar a informação de desempenho já apresentada, de modo a quantificar em unidade monetária o custo para cada caso adequadamente diagnosticado pelos diferentes testes rápidos. Trata-se de informação fundamental para gestores em saúde na escolha do teste a ser implementado, de forma a garantir o uso racional do recurso público.

Contato

Coordenação: Glaucia Fernandes Cota | Curriculo Lattes
Email: glaucia.cota@fiocruz.br

Núcleo de Inovação Tecnológica
Email: nit.minas@fiocruz.br

Financiamento

Secretária de Estado da Saúde de Minas Gerais;
FIOCRUZ: Programa INOVA
Edital Pós Doutorado Júnior




Voltar