Portfolios / Portfolio de Projetos COVID-19


Detalhe do projeto

Estudo Prospectivo de Infecção e Monitoramento de Soro-Conversão em Profissionais de Saúde Utilizando Testes Rápidos de Diagnóstico para COVID-19

Área de Pesquisa

Imunidade e Inflamação

Resumo

Em problemas de Saúde Pública e, especialmente, durante uma pandemia para a qual ainda não existem tratamento e vacina, o diagnóstico eficaz representa uma ferramenta importante para o controle da transmissão e para a avaliação da eficiência das intervenções feitas pelos órgãos de saúde. Diante do grande número de casos suspeitos de COVID-19 e da rapidez com que a mesma se difunde pelo mundo, fica clara a necessidade de se aplicar testes de diagnóstico rápidos, acurados e que possam ser usados sem a necessidade de equipamentos sofisticados para atender a grande demanda. Trata-se de um estudo prospectivo longitudinal que irá determinar não apenas a janela de positividade de três testes de diagnóstico da COVID-19 em profissionais de saúde (população altamente exposta ao risco de infecção), mas também o desempenho dos testes, ao se utilizar amostra de indivíduos não infectados.

Diferencial

Ao se comparar os diferentes testes diagnósticos ao longo do tempo, será possível determinar o desempenho, janela de utilização e limitações de cada um dos testes avaliados. Por fim, o estudo poderá contribuir para a implementação correta de estratégias de manejo e de monitoramento da COVID-19.

Contato

Coordenação: Cristina Toscano Fonseca | Curriculo Lattes
Email: cristina.toscano@fiocruz.br

Núcleo de Inovação Tecnológica
Email: nit.minas@fiocruz.br

Financiamento

FAPEMIG: Apoio a Ações de Enfrentamento da Pandemia Causada pelo Novo Coronavírus;
FIOCRUZ: Programa Inova - Edital Geração de Conhecimento - Enfrentamento da Pandemia e Pós-Pandemia COVID 19




Voltar