Portfolios / Portfolio de Projetos COVID-19


Detalhe do projeto

TRIAGen: Amplificação Isotérmica (RT-LAMP) Aplicada à Detecção do SARS-CoV-2 e Vírus Influenza (A e B) na Discriminação Rápida entre Casos de COVID-19 ou Gripe

Área de Pesquisa

Pesquisa e Desenvolvimento de Diagnósticos

Resumo

Já imaginou se houvesse uma maneira de voltar a viver como antes da pandemia, sem uso de máscaras, sem distanciamento social e sem o medo da infecção pelo corona vírus? Pois essa realidade é possível, desde que se invista em testagem molecular (que identifica a presença do vírus) de forma massiva para a COVID-19. Acontece que o Brasil é um dos países que menos testa no mundo e para aumentar o desafio das estratégias de triagem, a gripe sazonal, causada em humanos pelos vírus Influenza A (H1N1; H3N2) e Influenza B no Brasil, apresenta sinais e sintomas semelhantes aos da COVID-19 por se tratarem de síndromes respiratórias que acometem as vias aéreas. A técnica considerada padrão-ouro para o diagnóstico da COVID-19 é a RT-PCR, que normalmente apresenta custo elevado e a necessidade de infraestrutura especializada e centralizada, como grandes laboratórios. Em maio de 2020 o FDA aprovou o uso da técnica molecular de RT LAMP – amplificação isotérmica mediada por alça – para o diagnóstico molecular da COVID-19. E desde então, vários países têm adotado a solução como alternativa para a testagem massiva, mais barata e com sensibilidade compatível à RT-PCR. Nesse sentido, nós propomos o desenvolvimento de uma ferramenta molecular para a detecção dos três virus – (TRI) baseada na Amplificação Genética (TRIAGen) – por RT-LAMP, associada a nanobastões de ouro (iAnG: isothermal Amplification and nanoGold), como alternativa para a distinção de casos de gripe sazonal e COVID-19. O sistema será adaptado para utilização na Plataforma OmniLAMP previamente desenvolvida pelo grupo, como solução descentralizada de diagnóstico do tipo point-of-care.

Diferencial

O principal impacto esperado é a possibilidade de contribuir para: que os brasileiros consigam voltar mais rápido às suas atividades laborais; a abertura de escolas e para que se possa mitigar o drástico impacto econômico e psicológico causado pela pandemia da COVID-19. Um estado que só poderá ser alcançado com a testagem massiva da população, aliada à aplicação da vacina contra o SARS-CoV-2. Do ponto de vista tecnológico, esperamos desenvolver um teste molecular do tipo point-of-care, a partir da fusão de duas técnicas, LAMP e a detecção auxiliada por nanobastões de ouro (iAnG), o que garantirá uma alta sensibilidade e especificidade em níveis comparados com a PCR. No entanto, sem a necessidade de infraestrutura complexa ou de equipamentos caros. Os avanços incluem a possibilidade de utilização de difentes tipos de amostras como swab nasal, nasofaríngeo e saliva, incluindo a utilização de amostras brutas, sem a necessidade de extração prévia do RNA viral.

Contato

Coordenação: Rubens do Monte Neto | Curriculo Lattes
Email: rubens.monte@fiocruz.br

Núcleo de Inovação Tecnológica
Email: nit.minas@fiocruz.br

Financiamento

FAPEMIG - Edital Universal 2021

ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO




Voltar