Portfolios / Portfolio de Projetos COVID-19


Detalhe do projeto

Controle da Hiperinflamação na COVID-19 por Modulação do Panorama Epigenético com Vitamina B12: Farmacodinâmica em Modelo ex vivo e Ensaio Clinico Fase II

Área de Pesquisa

Imunidade e Inflamação
Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos e Medicamentos

Resumo

A assinatura de metilação do DNA de células mononucleares do sangue periférico de pacientes COVID-19 em estado grave é caracterizada pela hipermetilação de genes relacionados a resposta antiviral mediada por IFNs e pela hipometilação de genes inflamatórios em neutrófilos. A hipótese do projeto é que o tratamento com vitamina B12 aumentaria o fluxo da via dos aminoácidos sulfurados favorecendo a produção do antioxidante glutationa e aumentando a capacidade metiladora da células. A maior capacidade metiladora levaria à hipermetilação dos promotores de genes da inflamação nos neutrófilos, que se encontram hipometilados na COVID-19, inibindo a produção de citocinas e quimiocinas da tempestade inflamatória da COVID-19.

Diferencial

Os resultados deste estudo apoiam a realização de um estudo clínico fase 2 para avaliar a eficácia e segurança da vitamina B12 como terapia adjuvante combinada ao tratamento padrão para COVID-19 na prevenção da progressão clínica de pacientes hospitalizados.

Contato

Coordenação: Roney Santos Coimbra | Curriculo Lattes
Email: roney.coimbra@fiocruz.br

Núcleo de Inovação Tecnológica
Email: nit.minas@fiocruz.br

ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO




Voltar