Portfolios / Portfolio de Projetos COVID-19


Detalhe do projeto

Políticas de Proteção Social e de Saúde do Município de Belo Horizonte para a População em Situação de Rua Frente à COVID-19

Área de Pesquisa

Políticas Públicas para Saúde em Territórios
Políticas Públicas, Planejamento e Gestão em Saúde

Resumo

No Brasil, o enfrentamento da pandemia por COVID-19, reflete a desigualdade do território nacional. O estresse sob o SUS e o impacto econômico causado pela pandemia aumentam as dificuldades de acesso a condições mínimas de vida e segurança social da população brasileira. Desigualdades econômicas, sociais e territoriais trazem desdobramentos sócio epidemiológicos diferenciados em grupos populacionais e dessa forma, é necessário o reconhecimento de que o espaço urbano é desigual em termos de acesso às políticas públicas que promovem proteção social coletiva e que a pandemia avança com maior rapidez e gravidade dentre territórios mais pobres e população negra. Neste contexto, o estudo visa analisar a efetividade das ações de proteção social e cuidado em saúde para a população em situação de rua no município de Belo Horizonte/MG durante a pandemia da COVID-19.

Diferencial

O conhecimento dos efeitos sobre grupos vulneráveis, das estratégias institucionais e informais de enfrentamento de uma nova doença podem agregar conhecimento sobre a vivência desta população invisibilizada em contexto de emergência sanitária em um grande centro urbano.

Contato

Coordenação: Rômulo Paes de Sousa | Curriculo Lattes
Email: romulo.paes@fiocruz.br

Núcleo de Inovação Tecnológica
Email: nit.minas@fiocruz.br

Financiamento

FIOCRUZ - Programa INOVA
Edital Territórios Sustentáveis e Saudáveis - COVID-19




Voltar