Portfolios / Portfolio de Projetos COVID-19


Detalhe do projeto

Estratégia Dinâmica para Vacinas: Biofuncionalização de Nanopartículas Contendo Peptídeos Potencialmente Imunogênicos das Variantes do SARS-CoV-2

Área de Pesquisa

Nanotecnologia e Novos Materiais
Pesquisa e Desenvolvimento de Vacinas Profiláticas e Terapêuticas

Resumo

As características biológicas do SARS-Cov-2 aliadas ao conhecimento acumulado sobre o comportamento epidemiológico de viroses respiratórias e a dinâmica observada em relação às ações de controle e prevenção da COVID-19, em especial o surgimento crescente de novas variantes do SARS-Cov-2, com destaque às variantes de preocupação (Variants of Concern – VOCs) indicam fortemente que (1) as atuais vacinas contra a COVID-19 estarão sujeitas a constante processo de desenvolvimento/atualização/adaptação e (2) sugerem que o processo de vacinação da população mundial necessite de repetições esporádicas de doses vacinais ao longo de anos/décadas. Assim, uma estratégia e/ou tecnologia que seja (1) 100% nacional, (2) que possa ser adaptada à produção em larga escala e (3) que possa ser facilmente adaptável ao surgimento de novas VOCs do SARS-CoV-2 e até mesmo a outras viroses podem ser úteis para melhor controle e prevenção dessa e outras pandemias causadas por vírus. Desenvolver e validar uma estratégia complementar para o desenvolvimento de vacinas que possam ser, de forma dinâmica, adaptadas ao surgimento de novas VOCs do SARS-CoV-2 através do uso de peptídeos quiméricos imunogênicos do vírus associados a nanopartículas biocompatíveis capazes de potencializar a resposta imune específica contra o SARS-CoV-2.

Diferencial

A utilização de peptídeos quiméricos como imunógenos pode induzir uma resposta imune mais específica contra o SARS-CoV-2. Tais peptídeos, acoplados à nanopartículas biocompatíveis, poderão potencializar a resposta imune específica (seja potencializando o delivery antigênico ou atuando como adjuvante). A adaptação dessa estratégia às novas cepas do SARS-CoV-2 deverá requerer apenas a adaptação e acoplamento de novos peptídeos às nanopartículas. Dessa forma, o SUS e a saúde pública brasileira poderão contar com uma alternativa de desenvolvimento vacinal rápido e flexível à variações virais, além de manter independência de tecnologia ou insumo de outras nações.

Contato

Coordenação: Carlos Eduardo Calzavara | Curriculo Lattes
Email: carlos.calzavara@fiocruz.br

Núcleo de Inovação Tecnológica
Email: nit.minas@fiocruz.br

Financiamento

FIOCRUZ: Programa INOVA
Edital Emergências em Saúde Pública

ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO




Voltar