Portfolios / Portfolio de Projetos COVID-19


Detalhe do projeto

Redes Dinâmicas de Regulação Gênica no Enfrentamento à COVID-19: Correlações entre a Resposta Inflamatória Global e a Evolução Clínica

Área de Pesquisa

Imunidade e Inflamação
Genômica, Proteômica, Biologia de Sistemas, Biologia Sintética, Computação Científica

Resumo

O conhecimento sobre a resposta imune do hospedeiro à infecção pelo SARS-CoV-2 é fundamental para compreensão da evolução clínica da COVID-19 e proposta de terapias. Pacientes com quadro severo apresentam uma resposta imune intensa, porém pouco se conhece sobre os mecanismos moleculares reguladores da tempestade de citocinas e seu papel na evolução clínica. O conhecimento atual vem de estudos de infecção por SARS-Cov/MERS-Cov. Esta proposta avança na compreensão dos mecanismos imunes envolvidos desencadeados pelo hospedeiro. Inova ao propor a utilização de redes de regulação gênica, que permitirá a análise da regulação imune por meio da coordenação da sinalização simultânea através de múltiplos fatores de transcrição, avançando em relação aos estudos atuais.

Diferencial

As informações geradas sobre a dinâmica das interações gênicas permitirão modelar o perfil de coexpressão de citocinas e uma seleção mais assertiva e eficiente de possíveis alvos que serão validados e que poderão ser usados para melhorar a eficácia de vacinas e estudos de terapias.

Contato

Coordenação: Jerônimo Conceição Ruiz | Curriculo Lattes
Email: jeronimo.ruiz@fiocruz.br

Núcleo de Inovação Tecnológica
Email: nit.minas@fiocruz.br

Financiamento

FIOCRUZ - Programa INOVA
Edital COVID 19 - Geração de Conhecimento

ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO




Voltar